História do Rio de Janeiro História da Cidade + um e-book especial

Antes da descoberta do Rio de Janeiro, já existia há milhares de anos no local uma grande tribo de indígenas tupinambás e goitacás, mas foi apenas em 1502 que a cidade foi “descoberta” e colonizada. Saiba mais!


pingente cristo redentor, brinco copacabana, joias rio de janeiroEm 1º de Janeiro de 1502, os Portugueses chegaram e deram o nome “Rio de Janeiro”, pois acreditavam que a Baía de Guanabara era um imenso rio que foi descoberto em janeiro.

Porém, entre 1555 e 1567 colonos franceses desembarcaram na Baía desencadeando uma série de conflitos sobre quem colonizaria aquela cidade. Com medo de novos problemas e querendo evitar a posse francesa, Estácio de Sá fundou, em 1965 a cidade do Rio de Janeiro, constituindo a Capitania Real do Rio de Janeiro e garantindo, assim, a posse portuguesa no dia 1º de Março.

Mais tarde, formou-se na Baía de Guanabara uma região portuária e comercial, pela sua boa localização e por isso, no Século XVII fortalecia-se a produção de açúcar e ampliava-se a exportação a Lisboa. Além do açúcar outros grandes itens de exportação eram, principalmente, o tabaco e a pesca de baleias, que mais tarde traria um aumento de impostos na região.pingente cristo redentor, pingente rio de janeiro, joias rio de janeiro

De 1635 a 1645, o açúcar começou a sofrer baixas, principalmente por causa dos conflitos com os Holandeses que chegavam à Pernambuco e pela proibição da fabricação e venda da cachaça, resultando, em 1660, na Revolta da Cachaça.

O porto do Rio prosperou e enriqueceu após a descoberta de minas de ouro em Minas Gerais e com isto, instalou-se uma casa de fundição em 1698 impulsionando a exportação de ouro e diamantes. Por este motivo, em 1763 a cidade do Rio tornou-se a sede do Vice Reino do Brasil e a Capital da Colônia, título que se manteria até 1960.

Em 1808, a Família Real Portuguesa instalou-se no Rio e com isso a idade foi beneficiada com um grande número de construções, desde hospitais, faculdades (principalmente de Medicina), quartéis, igrejas, bancos, escolas de arte, entre outros.

A proclamação da Republica foi realizada no próprio Rio, na Praça da Aclamação atual Praça da República.

Teve seu período de esplendor entre 1920 e 1950 quando um grande número de turistas se interessou pela cidade e foi visitá-la.

Quer saber mais sobre o Rio de Janeiro? Veja curiosidades, saiba sobre as inspirações para as nossas joias em homenagem ao Rio, pontos turísticos e mais.

♥ Clique aqui (ou na imagem abaixo) e baixe agora nosso e-book! ♥

Rio de Janeiro, e-book rio de janeiro, joias do rio de janeiro
 ♥ uber47.com.br