Joias da Realeza: Um uso repleto de significados

Se hoje a joia muitas vezes é usada apenas em datas comemorativas, há muito tempo atrás, as joias da realeza eram cheias de significados e utilizadas no dia a dia. Saiba mais!


05-02-2015_Henrique VIIIA fama do poder de uma joia começou a muitos séculos atrás em uma época monárquica onde reis e rainhas eram figuras principais e o centro dos olhares de cada reino. As joias da realeza tinham muito a ver com essa atenção traduzindo uma série de significados para o público e para outros impérios.

O uso da joia na realeza tinha muito mais significado do que um simples acessório. Usar uma joia diferenciava o rei ou a rainha do público, ou seja, de seus súditos e de classes sociais mais baixas, pois carregava o poder e o dinheiro que aquela monarquia possuía. Quanto maior a quantidade de joias mais eram exaltada a imagem aos outros reis e rainhas de quanto dinheiro, poder e sucesso aquele reino tinha. Por último, havia as joias que tinham além disso, todo um significado cultural ou religioso para a realeza, como a coroa de uma rainha que reforçava sua imagem como figura central.

Outra característica bastante predominante no uso das joias pela realeza era, e ainda é, de que ela é sempre passada de geração para geração obrigatoriamente como um grande bem e herança. Um belo exemplo disso é o anel usado por Kate Middleton em seu noivado com príncipe Willian, pois é o mesmo anel usado pela princesa Diana em seu noivado com príncipe Charles anos antes.

Não é à toa que tudo que era usado pela realeza era sempre muito copiado, daí que surgiu também o conceito de moda, já que quando a sociedade copiava alguma roupa vestida pela realeza ela tinha que automaticamente produzir uma nova fortalecendo uma ideia de diferenciação constante.

O título “joias da coroa” é utilizado para todos os adornos e acessórios usados na realeza durante datas comemorativas como tiaras, coroas, espadas, anéis e por aí vai. Muitas vezes até a roupa vem incrementada com pedras preciosas e diamantes, tornando-se também uma joia.

Aqui na Uber47 nós incentivamos o uso da joia no dia a dia e por isso ela é uma joia de prata, pois traz junto com ela um sentido de modernidade que não está presente nas joias de ouro, sempre muito tradicionais. São joias com uma história para contar com simplicidade e sem ostentação se adaptando ao estilo de quem mora na cidade, com a correria do dia a dia, versatilidade para unir o trabalho com um happy hour, por exemplo e para quem curte um visual urbano e super moderno.

Acesse e descubra:

♥ Uber47.com.br


 Imagem Retirada do livro “Iniciação à História da Arte – H.W.Janson e Anthony F. Janson