Joias em Prata: 7 curiosidades que você precisa saber!

Uber47 joiasAs joias em prata estão presentes desde o início da humanidade. A prata, é um dos materiais mais utilizados para desenvolvê-las, desde a sua descoberta até a joalheria contemporânea.

  1. A construção das joias em prata e das joias em ouro, como conhecemos hoje, começou na chamada Idade do Bronze, há aproximadamente 5 mil anos atrás.
  2. A O “conceito” da joia nasceu do desejo do homem de se diferenciar vestindo objetos principalmente como forma de seduzir. No início, porém, o homem pré-histórico utilizava esses adornos feitos com elementos naturais, como ossos, pedaços de pedra e minerais, sempre de forma simples e possivelmente amarrados com tiras de couro e fibras vegetais.
  3. A prata é um elemento químico de número atômico 47 (daí a derivação do nome Uber47) seu nome nasceu da palavra “argentum” e a sua origem verdadeira vem de “arg.”, cujo significado é “brilhante”. Não se sabe ao certo quando foi descoberta, mas provavelmente logo após o ouro e o cobre.
  4. A América tem grande produção desse material, com concentração na América do Sul, principalmente no Peru, México, Argentina e Brasil, mas também está presente nos Estados Unidos, Austrália e União Soviética.
  5. A prata em sua forma pura, chamada de “prata 1000”, é extremamente maleável e por esse motivo é pouco utilizada para criar joias, pois não possui a consistência ideal e sofre danos com facilidade.
  6. Para ter mais solidez e proporcionar maior durabilidade à peça, a prata costuma ser produzida em conjunto com outro material, chamado de liga, normalmente o cobre, mas também pode ser desenvolvida com outras matérias que possibilitam mais resistência. O teor de prata mais conhecido e utilizado é o 925, que contém 92,5% de prata pura e 7,5% de liga. Mas também existem outros, dentre eles o 950.
  7. A joalheria sempre foi utilizada como forma de status e diferenciação, ela foi e ainda é objeto de desejo, símbolo de status e de bom gosto, além disso, as joias em prata são modernas e práticas.
Mas, acima de tudo, a joia tem o poder de despertar emoções e representar a pessoa que as usa.
Agora que você já sabe tudo sobre joias em prata, confira nossas Joias Femininas e nossas Joias Masculinas clicando nos links.
 www.uber47.com.br ♥