Moda Masculina nas décadas 50, 60 e 70

A moda masculina passou por muitos altos e baixos, mas se antes as tendências surgiam e rapidamente eram absorvidas para o armário masculino, hoje em dia ela demora muito mais tempo para ser aceita pelos homens.

Anos 50

Em um cenário pós-guerra, a moda masculina dos anos 50, assumiu um ar sóbrio e extremamente nostálgico, cores como azul, cinza e marrom eram as mais utilizadas. Foi um período de transição entre as guerras e revoluções comportamentais originando três grandes estilos.

Os chamados “Teddy boys” cansados da forma “tediosa” que a moda dessa época assumia, começaram a mixar o clássico estilo “eduardiano” com ombros largos à moda americana. Os meninos intitulados “Teddy” eram mal vistos pela imprensa que o acusavam de serem violentos e rebeldes. Usavam paletós compridos e alongados, com cardigãs, coletes e blusas de lã. Essa tendência foi fortíssima em Londres.

anos 50, moda masculina

Conhecida como os anos de ouro do cinema e da televisão, os anos 50, tiveram ainda um estilo chamado de “Beatnik” que foi difundido principalmente pelos atores James Dean e Marlon Brando, os bad boys de Hollywood, que foram à personificação da juventude da época, fortalecendo essa tendência nascida em 1940. Com uma postura “antimoda”, começam a ser usados os jeans e as jaquetas de couro, que foram o ápice da rebeldia da época.

Esses estilos fizeram fama junto com outra tendência que originava na música: “Rockabilly” iniciada nos anos 40 e ganhou força nos anos 50 com o Elvis Presley. Estilo muito próximo ao “Beatnik”, também usando jaquetas de couro, camisas e calças jeans.

Anos 60

Nos anos 60, houve uma explosão da moda jovem, os adolescentes compunham uma parcela significativa da população com razoável poder aquisitivo. Nascia nesse período uma moda masculina libertária, rebelde e com forte inspiração musical.

Londres era o berço da moda, com a influência dos Beatles difundia um estilo onde se usava principalmente alfaiataria, com ternos e calças justas.
Por outro, continua o forte uso de jaquetas de couro e calças jeans, estilo que continuaria forte após os anos 50, com o “Beatnik” e “Rockabilly”.anos 50, james dean, marlon brando, moda masculina

Já as vésperas dos anos 70 nasce um novo estilo chamado de “era espacial” propondo uma moda minimalista com materiais sintéticos reflexivos ou brilhantes. Estilo fundido principalmente por André Courreges, estilista do período, que seria uma das bases para o estilo Glam dos anos 70.

Anos 70

Nos anos 70, vários estilos novos surgiam. Essa década, mais do que as outras, foi regada a música e uma cultura jovem contestadora, sexual e libertária.

Um dos estilos que surgiram foi o Glam ou Glitter rock, originado de gênero musical de mesmo nome, com fortes influências do rock. Um dos divulgadores dessa tendência foi o cantor David Bowie, que vestia-se com muito brilho e plumas, esbanjando uma grande energia e sexualidade. Características fortes desse período.

A androginia e o glamour eram cada vez mais difundidos com essa música que misturava rock ´n roll e melodias agitadas. Não importa o que se usasse: plumas, brilhos, lantejoulas, fios e cores metálicas. O importante era brilhar. Sempre.

Aparece, por outro lado o cenário “hippie”, propondo novamente liberdade sexual, porém junto com a conservação da natureza e a pouca ostentação (ao contrário do Glam). Um marco importante dessa tendência foi o festival de música Woodstock, em 1969, que foi importante para que essa tendência passasse de moda ao estilo de vida.
Na moda masculina, as roupas eram estampadas, com muitas cores, com técnicas de tye dye, crochê e bordados. O “faça você mesmo” e o uso de jeans desgastados eram extremamente difundidos. Os acessórios principalmente, com mistura de couro.

Surgia, também, nesse período, a “era disco” com inspiração na música de danceteria e  principalmente, em John Travolta, com “Os embalos de sábado à noite”, famosa série do  período. Essa tendência propunha extravagância e psicodelismo, com calças bocas de sino,  correntes (para ver correntes masculinas clique aqui), camisas abertas, cores e brilhos (tanto  para a homens quanto para mulheres). Além do famoso sapato de plataforma e do Black Power.

Além de moda, gosta de Joias Masculinas? 
Acesse aqui nossas joias exclusivas para homens! 
Veja a moda masculina dos anos 80,90 e 2000 aqui
 uber47.com.br