Moda Masculina nos anos 80, 90 e 2000, confira

Se a moda masculina dos anos 50, 60 e 70 foi dominada pelos jovens libertários, as próximas décadas seriam a vez dos jovens competitivos, workaholics e tecnológicos.

Anos 80

Nos anos 80, inicia-se a “Era da Informação”, o mundo começa a passar por uma grande transformação, principalmente na área da tecnologia, porém com custo alto ainda não há massificação.

Se antes o cenário era de liberdade absoluta (veja mais aqui), agora o centro das atenções são os jovens executivos.

Os direitos conquistados nos anos anteriores foram de extrema importância para o campo pessoal e sexual dos jovens, já esta década se tornou importante para a área profissional. moda masculina, anos 80

A profissão ganhou uma atenção que ainda não havia sido vista nas décadas anteriores. A juventude dos anos 80 foi competitiva, dando valor a símbolos de poder e status.  É era dos Workaholics. Essa tribo era chamada de “Yuppies”, com o famoso “dress for sucess” (Vestido para o sucesso).

Esse período foi marcado por grande publicidade e marketing, que consequentemente influenciou a moda: surgem as calças jeans com grifes estampas na parte de trás e moletons com marca ampliada na frente.

O sportwear também ganhou destaque com uma “febre fitness”, e por isso, jeans, moletom e principalmente sneakers entram no guarda roupa feminino e masculino. Crescem grandes marcas como Nike e Adidas.

Ganha espaço a moda punk, com roupas rasgadas, piercings e cabelos coloridos. Moda que voltaria a ser explorada nas próximas décadas.

Anos 90

Nos anos 90 há um aperfeiçoamento das criações, invenções e descobertas da década anterior. moda masculina, anos 90
A tecnologia se aprofunda e surgem os primeiros computadores, cujo custo começa a cair e portanto, a tecnologia começa a se popularizar.

Na moda, o “uniforme” é o grunge, nascido em Seattle na década anterior pelas mãos de Kurt Cobain com a banda Nirvana e divulgado especialmente pelas revistas de moda e pela MTV. Usa-se camisa xadrez, estilo “flanela” e all star, roupas são folgadas e de aparência desgastada.

Outro estilo de importante nesse período é o Hip Hop e o Rap, com calças “baggy”, bonés, correntes e camisetas inspiradas no basquete. O uso dos sneakers permanece.

O jeans também se posiciona como “uniforme”, muitas vezes usado em um “total look” (calça, camisa e jaqueta) e como macacão, explorado tanto na moda masculina como na feminina.

 Anos 2000

Nos anos 2000 a moda masculina girava em torno do conforto. Quanto mais confortável e simples melhor.

O visual é casual e descolado: camisetas com estampas divertidas, bermudas e calças rasgadas (entre o público adolescente). A tendência desse período é “antimoda”.

Piercings e tatuagens ganham mais espaço e deixam de ser vistos com preconceito.

Nesta década a moda surge e moda masculina, anos 2000desaparece com mais rapidez. Consequência da globalização, tecnologia e principalmente da internet. As distâncias diminuem consideravelmente, até desaparecerem por completo, com o uso das redes sociais e chats.

As tendências ficam mais aceleradas e o consumo se torna extremamente descartável, novos produtos surgem o tempo todo. Tudo pode virar tendência.

A partir desse período começa a aparecer um mix das décadas anteriores e alguns clássicos como chapéu e alfaiataria despertam novamente.

É o período da internet, da globalização e do pluralismo,  com o consumidor participando cada vez mais, já que houve transformações importantes na hierarquia, na comunicação online e offline e quebras de barreiras comerciais internacionais.

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