Museu de Bolsas de Amsterdam: Acessórios em Prata

O Museu de Bolsas de Amsterdam, onde as Apaixonadas e viciadas em bolsas irão se encontrar!


Museu de Bolsas de Amsterdam é o tema de hoje, e você deve estar se perguntando, por que um blog de joias de prata está escrevendo sobre bolsas. É simples! Primeiro porque bolsa é acessório assim como Joias de Prata e segundo porque lá nós descobrimos acessórios e bolsas de Prata, não é um máximo?

O Museu de Bolsas de Amsterdam é super organizado, ele fica aberto diariamente das 10 ás 17h, é uma ótima ideia quando você chega na cidade de segunda-feira e não tem museus abertos. Ele é relativamente pequeno, é indicado de 1 a 2h para visitá-lo, mas se você é assim como nós viciado em moda e arte, com certeza ficará mais tempo!

O museu está localizado bem próximo a Rembrandtplein, a praça mais badalada da cidade, rodeada de bares e restaurantes e com as famosas estátuas de Rembrandt. Nossa dica: vá ao museu de manhã e depois almoce na praça!

O museu é dividido em pequenas salas que por sua vez são divididas por temas e por épocas. Em uma destas divisões temos destaque para a Prata: Com representação das “bolsas de prata” que na verdade eram os “porta trecos” onde as mulheres carregavam seus pertences, estes vêm representados por porta perfumes, porta balas, porta moedas, caixas de rapé (para fumos), e caixas de fósforos, além das bolsas em si que eram feitas com prata e recebiam diversos bordados e adornos para enfeitá-las.

Bolsa de Prata seguida por porta perfumes, porta balas, porta moedas, caixas de rapé (para fumos), e caixas de fósforos de Prata - Museu de Bolsas de Amsterdam
Bolsa de Prata seguida por porta perfumes, porta balas, porta moedas, caixas de rapé (para fumos), e caixas de fósforos de Prata – Museu de Bolsas de Amsterdam

As mulheres medievais usavam as Chatelaines, uma espécie de “chaveiro” de prata com todos os itens que precisavam levar consigo, tesoura, porta perfume, dedeira para costurar etc. O nome Chatelaines significa damas do castelo. Era um símbolo de poder medieval, sempre utilizado no cós da calça ou em cintos. Segundo informações do Museu de Bolsas de Amsterdam, houve inclusive a fabricação de Chatelaines em Ouro.

Chatelaines - Museu de Bolsas de Amsterdam
Chatelaines – Museu de Bolsas de Amsterdam

No final do século XII, as bolsas de Prata ainda eram tradicionais entre os nobres, segundo o Museu de Bolsas de Amsterdam, eram extremamente custosas na época, e consideradas joias (por seu trabalho e também por seu material nobre) e passadas como herança de mãe para filha.

Museu de Bolsas de Amsterdam
Bolsas de Prata com detalhes bordado em miçangas – Museu de Bolsas de Amsterdam

No museu ainda tem Bolsas com Pedras Marcassitas dos anos 20, bolsas com malhas medievais e Bolsas de diversas outras épocas, inclusive de marcas de luxo, até os dias de hoje. Vale conferir!

Endereço do Museu de Bolsas de Amsterdam: Herengracht 573, 1017 CD Amsterdam, Holanda
Bolsas de Ouro - Museu de Bolsas de Amsterdam
Bolsas de Ouro – Museu de Bolsas de Amsterdam
Gostou? Assine nossa Newsletter no rodapé da página e não perca nenhum conteúdo!
Conheça nossas Joias Femininas de Prata e faça parte do Universo Uber47!

www.uber47.com.br