Pedra preciosa ou semipreciosa, como é certo falar?

Saiba tudo sobre pedra preciosa ou semipreciosa aqui!  Toda vez que você compra alguma joia ou bijuteria fica aquela dúvida se a pedra é ou não preciosa? Confira aqui nossa explicação para você sempre falar certinho!

Se você fica sempre em dúvida em como classificar as pedras de suas joias e bijuterias, esse post é para você! Vamos resolver todas as suas dúvidas sobre pedra preciosa ou semipreciosa e de quebra contar um pouquinho de história!

Na Antiguidade pedras preciosas eram Diamante, Safira, Rubi e Esmeralda, pois eram as pedras mais conhecidas e apresentavam coloração, tamanho, dureza e beleza que para os olhos dos antigos somente estas características poderiam receber o título de “ser preciosa”.

Com o tempo novas gemas começaram a ser descobertas e como a classificação não era muito organizada e padronizada, elas não tinham valor comercial definido, então foram chamadas de semipreciosas. Uma forma errônea de classificar pedras que pertenciam inclusive as mesmas famílias de minerais como  a Safira, o Rubi e a Esmeralda.

Pedra preciosa ou semipreciosa
Linha Labirinto: Detalhe ao pingente com cravações de Safiras Azuis | Uber47

 

No tempo de nossas avós, e até mesmo antes, a regra era essa: joia é feita com pedra preciosa e bijuteria com pedra semipreciosa. E esta informação errada foi passando de geração em geração e a dúvida entre usar preciosa ou semipreciosa perdura até hoje.
Com o tempo os estudos foram evoluindo e com as descobertas de gemas novas esta classificação antiquada não se sustenta como antes. É o caso das Turmalinas, hoje temos Turmalinas mais bem avaliadas do que diamantes, que chegam a custar muitas vezes mais do que eles, logo, com esta informação, como elas deveriam ser chamadas? As Turmalinas Paraíbas são preciosas afinal? Sim! O certo é que todas as pedras são preciosas!

pedra preciosa ou semipreciosa
Linha Mar: Detalhe as pulseiras de couro com pedras naturais | Uber47
pedra preciosa ou semipreciosa
Colar Blackout: Detalhe de Ônix com couro | Uber47

Assim como não se pode ficar semidoente, ou você está saudável ou você está doente, também não existe semipreciosa e semijoia. Ou é bijuteria ou é joia, a regra que vale é, a peça possui 70% de material nobre? Então é joia!

Como esta regra ainda não é muito difundida, vamos continuar ouvindo os termos semipreciosa e semijoia por algum tempo, mas pelo menos você aprendeu que em seu porta joias tem muito mais pedras preciosas do que você imaginava, não é mais legal assim?

Agora que você já leu nosso post sobre pedra preciosa ou semipreciosa, acesse nosso post sobre a Origem e as Crenças de Proteção e Cura das Pedras Preciosas clicando aqui! E não deixe de conhecer nossas Joias com Pedras Preciosas clicando aqui!
uber47.com.br ♥
  • Cristais Brasileiros

    Temos visto que muitas pessoas tem pedras, jóias e ouro e não sabem qual o seu tipo e nem para quem podem vender os mesmos. Assim nos colocamos a disposição para te ajudar a identificar e também em encontrar o melhor comprador.
    Entre em contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: 054-996-276-129