Pedras Preciosas: Origem e Crenças de Proteção e Cura

As Pedras Preciosas, também chamadas de pedras naturais, eram utilizadas por Reis e Rainhas e outros membros da corte que possuíam certa posição social como forma de mostrar seu poder, porém antes disso as pedras eram vistas como amuletos e talismãs, que protegiam e curavam, crenças que perduram até hoje em muitas culturas e religiões.


Pedras Preciosas, Uber47Há mais de 10.000 os homens se interessam por pedras preciosas, no início da descoberta, porém, essas pedras eram encontradas somente entre os considerados membros da corte e serviam como representação de sua posição social. Essas pedras eram utilizadas não só para adornar, mas também para “selar”  documentos importantes.

A maioria das gemas se formam a partir de minerais, estes por sua vez, tem origem no magma e gases ígneos do interior da terra, ou em correntes de lava vulcânica (minerais magmáticos).

Como essas pedras preciosas se acumulam em grandes quantidades se estão concentradas de forma extensa denomina-se “jazida de gemas” e esses locais que são explorados, chamam-se minas e de lá as pedras são extraídas por equipes especializadas.

Tecnicamente chamadas de gemas, as primeiras pedras encontradas foram a ametista, cristal de rocha, âmbar, granada, jade, jaspe, ônix, quartzo (rosa, verde, etc), entre outras. Por possuírem uma atmosfera misteriosa, não só por sua cor, brilho e forma, mas também pela sua raridade, essas gemas tinham certa crença espiritual.

Acreditava-se que elas poderiam curar e proteger, por esta razão elas eram utilizadas em amuletos e talismãs, que protegiam contra as energias negativas, renovando as energias interiores e possuíam fins medicinais. Crenças que ainda perduram em algumas culturas e religiões.

Pedras Preciosas, Uber47

Amuletos são aqueles objetos que feitos com pedras são usados perto do corpo. O mais famoso de proteção é a figa e serve para afastar o olho gordo que alguém de forma proposital ou acidental tenha colocado em você. A figa, era antigamente, produzida com a pedra coral.

O talismã, tem a mesma função, mas são aqueles que não são utilizados no corpo, mas sim pendurados em carros e casas, garantindo proteção, saúde e boa sorte. As gemas mais utilizadas para a produção de talismãs eram especialmente as maiores, como ágata, drusas e geodos. O escaravelho, exemplo disso, é considerado sagrado no Egito antigo e atualmente é reproduzido com gemas variadas.

 

♥ Se você gosta de pedras, não deixe de conferir as Joias de Prata 925  com Pedras Preciosas (Naturais) da Uber47 aqui!
#Amamospedraspreciosas
uber47.com.br
Fonte: SCHUMANN, Walter. Gemas do Mundo. São Paulo: Disal, 2006