Profissão Design de Joias: Curiosidades e dicas que você precisa saber!

Nesse post iremos contar um pouquinho sobre as curiosidades de quem trabalha na profissão Design de Joias, Vem conferir!

Ser um especialista na profissão Design de Joias requer algumas habilidades e conhecimentos. Saber fazer uma joia na prática é fundamental para o desenho ficar perfeito e o projeto ser executado corretamente.

Mas se você pretende ser um designer não basta só saber desenhar é preciso saber projetar fichas técnicas (um documento onde estão desenhadas todas as vistas da joia, com medidas e indicações técnicas) e confeccionar modelos, sejam eles 3D, em Cera ou em Metal.

Clique aqui e saiba mais sobre o processo de criação de joias por modelagem 3D

Para trabalhar na área é preciso ter conhecimento de como se faz uma joia, seja ela de forma artesanal ou industrial. Entender da produção é fundamental! E para isto além da parte prática existem muitos livros teóricos que ensinam o passo a passo dos mais diversos processos.

O que muitos não sabem é que grande parte dos designers de joias não são formados em Design de Joias e sim em áreas do design como Moda, Arquitetura, Artes Visuais, Artes Plásticas, Design Gráfico e Design Industrial e daí se especializam Design de Joias por meio de cursos livres, profissionalizantes e de nível superior ligados à área de joalheria.

Você já conhece nossas designers? Clique aqui e descubra detalhes sobre a trajetória de cada uma delas! 

Profissão Design de Joias

Se interessou? Então aproveite nossas dicas para ser expert na profissão Design de Joias:

  1. Seja antenado! Seja um Cool Hunter, pesquise sobre o comportamento das pessoas, analise tendências, tenha o olhar treinado para captar aspirações futuras!

  2. Desenhe todos os dias, seja a mão livre ou no computador, uma mão treinada é ágil e nunca perde as habilidades conquistadas!

  3. Pesquise sobre temas interessantes e inspire-se para criar!

  4. Coloque a mão na massa: Faça diversos cursos de bancada e aprenda a ser um ourives antes de querer ser um designer de joias.

  5. Entenda sobre modelagem 3D, corte a laser, e as mais diversas técnicas de joalheria que existem! Não precisa saber fazer tudo, mas se puder faça porque ajuda muito!

  6. Vá atrás das inovações no mercado: Frequente feiras da área, leia revistas, sites e blogs especializados. (E o blog da Uber47 também! ♥)

  7. Faça bons contatos, grandes amigos e tenha fornecedores que confie! Nossa área é minúscula, e ter bons relacionamentos faz a diferença 😉

Agora que você já sabe tudo sobre a Profissão Design de Joias vem dar uma espiadinha no trabalho de nossas designers www.uber47.com.br