Sebastião Salgado – Homenagem Dia Mundial da Fotografia

Hoje é o Dia Mundial da Fotografia e por isso nós, da equipe Uber47, vamos homenagear um artista que traduz muito bem a arte de ser fotógrafo: Sebastião Salgado.

O Mineiro Sebastião Salgado iniciou sua carreira com fotografia após estudar e trabalhar com Economia por quase  10 anos. Trabalhava para a Organização Internacional do Café, na Inglaterra e fazia diversas viagens a trabalho. Em uma delas para a África, ele começou a fotografar. Lélia, sua esposa, o apoia e inspira até hoje.

Percebeu que tinha talento e paixão pela fotografia e por isso, alguns anos depois, precisamente em 1973, começou a se dedicar somente à isso, como um artista independente.

O primeiro livro com obras de Sebastião Salgado foi publicado em 1986 e chama-se “Outras Américas”. O Livro mostra um olhar mais apurado sobre a pobreza e a vida dos Índios da América Latina. Após isso, sua jornada passa à ser um sucesso. Colaborou por quase 12 meses na ONG Médicos sem Fronteiras cobrindo o norte da África: sua cultura, suas belezas e seu problemas. O resultado foi outro livro intitulado “Homem em Pânico”, lançado também em 1986.

Sua especialidade é retratar outras culturas e mostrar o seu olhar sobre o mundo e sobre causas sociais. Dono de uma sensibilidade e simplicidade inigualável, somente ele é capaz de encantar e emocionar dessa forma. Outro ponto fortíssimo de seu trabalho é a maneira de trabalhar com a luz e com contrastes naturais.

Suas fotografias são capazes de contar diversas histórias sem dizer ou escrever uma única palavra. Somente com imagens.

Se você está em Belo Horizonte, a exposição “Gênesis” de Sebastião Salgado, resultado de 8 anos viajando por paisagens não exploradas pelo homem moderno, com culturas locais ricas, animais e as mais belas paisagens da natureza. Está em cartaz com entrada gratuita até 24 de agosto, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e Espaço Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro).

E como um bom e velho ditado já dizia:

“Uma imagem vale mais do que mil palavras!”

Gosta de Fotografia? Então confira nossa Joias Masculinas e Femininas
Inspiradas em fotos e equipamentos:

 Pingente Cinema
 Pingente Pôse
 Pingente Lente

FotorCreated

♥ uber47.com.br